Imprimir Receita

Galegão Receitas

Quindim

Quindim

  • Tempo de preparo: 50
  • Rendimento: 5

Ingredientes:

 

Aqui no Galegão sempre usamos o nome Quindim, além de ser um nome diferente e engraçado de falar, todos somos acostumados desde criança a ouvir esse nome. Mas há controvérsia do nome e sua origem. Brasileiros afirmam que essa delicia é do Brasil, entretanto portugueses juram que a criação desta maravilha é portuguesa. No Brasil Quindim, em Portugal Brisa-de-Lis. Qual é o correto?

De acordo com a história, Freiras Lusitanas de Leira (Cidade Portuguesa) utilizavam claras de ovos para engomar suas roupas. Porém, sobrava muitas gemas que não eram utilizadas. Para evitar o desperdício as feiras criavam diversas receitas à base de Gema de ovo. Um dessas receitas foi o doce Brisa-de-Lis. Um doce que tem como ingredientes: Gema de Ovo, Clara de Ovo, Açúcar e Amêndoas Moídas.

Agora sabemos que o Quindim tem sua origem portuguesa. Mas, o que aconteceu para ele se tornar o que conhecemos hoje?

Criado pelas Freiras Lusitana o Brisa-de-Lis se tornou um tradicional doce português e o quindim que conhecemos hoje só foi criado por que os senhores portugueses que colonizaram o Brasil sentiram falta deste doce. Mesmo com a receita original das freiras Lusitana de Leira as escravas Africanas não conseguiram reproduzir para os senhores, por que não havia amêndoas em terras Brasileira. Para atender o desejo dos senhores as escravas adaptaram a receita, substituindo Amêndoas por Coco. Essa pequena e deliciosa alteração na receita do Brisa-de-Lis fez com que nascesse o Quindim. Um doce criado em Portugal que foi adaptado no Brasil por Escravas Africanas.

Um doce maravilhoso e não é por menos, uma criação cercada de acontecimentos históricos.

Fico com vontade de comer um Quindim? Veja a receita e faça na sua casa é simples e fácil de fazer. Não se esquece de colocar amor!

Ingredientes:

10 gemas de ovo

50 g de coco ralado

1 vidro pequeno de leite de coco

200 g de açúcar

Manteiga e açúcar, para untar.

 

Modo de Preparo:

#Separe as claras das gemas.

 *As claras não serão utilizadas.

Em um recipiente misture delicadamente o açúcar, o leite de coco, coco ralado e as gemas. Coloque essa mistura em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos ou até que espete um palito e ele saia seco. Não desenforme quente nem frio, senão pode quebrar ou não desgrudar da forma.

#DicadasDicas

Para untar a forma, utilize um papel-toalha e manteiga. Faça uma camada fina e uniforme com a manteiga, sem esquecer de nenhum cantinho da sua assadeira!